Decoração

Top 13 para incorporar o estilo escandinavo na decoração da sua casa

21.4.17

Top 13 para incorporar o estilo escandinavo na decoração da sua casa

Quando se colocou a questão de como me iria inspirar para a decoração da nova casa, percebi que tinha que definir um estilo que servisse como base para todas as divisões.

Confesso que no início foi mais fácil perceber o que não queria - não queria uma casa muito cheia, não queria móveis escuros nem pesados, não queria cores muito fortes e não queria uma decoração tradicional. Depois passei para o que queria - queria um chão claro, paredes brancas, móveis brancos, alguma madeira, móveis de linhas direitas e pequenos e queria reaproveitar alguns objectos antigos que foram ficando ao longo de gerações, embora lhes pretenda dar novas funções.

Top 13 para incorporar o estilo escandinavo na decoração da sua casa

A tudo isto juntei a minha conhecida paixão pelo IKEA e percebi que estava totalmente enquadrada num estilo de decoração nórdico. Depois foi simples, pus mãos-à-obra e pesquisei as melhores dicas e inspirações para conseguir pôr em prática o meu plano.

Descobri, para além das imagens que quero partilhar aqui, algumas dicas essenciais que servem de fio condutor para construir este projecto do zero, por isso, se também tem interesse neste tema, continue a ler o

Top 13 para incorporar o estilo escandinavo na decoração da sua casa


Top 13 para incorporar o estilo escandinavo na decoração da sua casa

Este é um estilo marcadamente leve e minimalista (também escrevi recentemente sobre decoração e organização minimalista AQUI, se este é um tema que lhe interessa, recomendo vivamente a leitura para começar a desfazer-se de alguns monos), que privilegia cores suaves e materiais naturais e que aposta em zonas arejadas e organizadas, onde toda a vida familiar pode fluir de forma mais simples.

Chão em madeira de cor clara, com uma leve tonalidade de branco. Se vai começar um projecto do zero é mais fácil trocar o chão, caso contrário existem algumas técnicas de pintura e tratamento que já permitem conseguir o mesmo resultado sem grande investimento. Aqui está um desses tutoriais. 

Paredes brancas, sim, todas brancas. Esta opção torna a casa mais clara, permite a entrada de luz e serve como tela para tudo o que pode vir a colocar sobre elas (não se entusiasme, são apenas alguns quadros simples e de cores neutras).

Planeie espaços livres. Esqueça os enfeites, caixinhas, móveizinhos, estantezinhas e afins. O modelo escandinavo é limpo, organizado e sem muita informação.

Top 13 para incorporar o estilo escandinavo na decoração da sua casa

Cores neutras em todos os objectos e móveis. Opte pelo cinzento, bege, castanho, branco, cores pastel (tente escolher apenas uma ou duas por divisão) e alguns apontamentos de preto. Já disse branco? Sim, branco, branco e branco.

Materiais naturais servem para serem combinados nas várias divisões. Madeira, cobre, latão, vime, todas elas são boas opções.

Junte vegetação. Esta é outra dica para dar alguma cor e vida ao ambiente. Utilize frascos de vidro, canecas de leite antigas, copos, ou outros recipientes originais e coloque alguns galhos de árvore, ou pequenas plantas.

Top 13 para incorporar o estilo escandinavo na decoração da sua casa

Iluminação natural é indispensável. Como é muito difícil fazer janelas maiores em cada divisão de casa, opte apenas por deixá-las destapadas, ou com cortinados muito simples. O objectivo é deixar entrar luz natural para iluminar a casa durante o dia. 

A iluminação artificial é também um ponto de destaque neste estilo decorativo. Como os países nórdicos têm poucas horas de luz, os candeeiros estão em cada canto. Uma das tendências em voga é abdicar de candeeiros demasiado trabalhados e optar por grandes lâmpadas led.

Conjugue diferentes têxteis que podem ser origem natural ou imitação e que transmitem uma sensação de conforto. Lã, linho, algodão, pele de ovelha, todos eles são uma óptima opção.

Top 13 para incorporar o estilo escandinavo na decoração da sua casa

Escolha mobiliário moderno e minimalista, mas sem um design demasiado futurista, ou complexo. Linhas direitas e simples nos móveis maiores, conjugadas com algumas peças mais modernas, ou de design, serão certamente a opção acertada. As prateleiras são também um item muito recorrente nesta vertente decorativa.

Um sofá cinzento. Esta é a peça must have da tendência de decoração escandinava. Do cinzento escuro ao claro, qualquer cor está dentro do padrão de referência. E, se quiser que ele se enquadre definitivamente neste estilo, opte por um de linhas simples, direitas e elevado do chão (com pés em madeira clara, ou em inox).

Aposte em cozinhas e casas de banho minimalistas, brancas, com bancadas em cimento ou em madeira. Infelizmente esta parte vou deixar mais para a frente, mas é definitivamente um projecto a longo prazo. 

Dica final: o modelo escandinavo enquadra-se totalmente com pormenores industriais, rústicos ou pop arts, por isso, se gosta de apontamentos de algum destes estilos, incorpore-os nos seus ambientes. Afinal, o mais importante é dar um cunho pessoal à decoração da sua casa.
______________________________________________________
Acompanhe outras novidades do blog nas redes sociais

Outros temas que vais gostar

0 comentários

Obrigada pelo seu comentário!