Casa

Ideias para Organizar um Closet

17.2.17

Ideias para Organizar um Closet


Se gostou destas 5 Ideias para Micro Closets, mas tem a sorte de ter um espaço maior, encontrou a publicação certa.

Vamos manter os pés na terra, até porque, se é uma das beneficiadas com este espaço só para si, certamente que ele é mais do que suficiente, mas está longe de ser megalómano. Por isso, sejamos realistas e aproveitemos, ao pormenor, cada canto livre deste nosso mundo, organizando-o da melhor maneira possível.

Como gosto muito do tema senti-me obrigada a fazer uma pesquisa exaustiva de todas as formas possíveis de organização e decoração de closets, um post que certamente faltava no blog.

Descobri que, o ideal é ter uma visão geral do que se pretende como resultado final mas, cada parte deve ser pensada ao pormenor para evitar optar por suportes nos quais vai sobrar espaço. Explico melhor, se prefere vestidos, possivelmente vai precisar de um calceiro mais pequeno. Se a sua paixão são malas e não tanto sapatos, o expositor das malas deve ser maior e o suporte para sapatos mais pequeno.

Mas acredite, vão sobrar ideias depois de ver todas as imagens e dicas que seleccionei. Muitas das sugestões são do IKEA porque, para mim, é a melhor loja para construir o que precisa de forma económica. Mas, se precisar de mais inspirações, consulte o álbum que fiz no Pinterest inteiramente dedicado a ideias para closets.

Visão global de um walk-in-closet

Antes de pensar em pormenores, é indispensável ter a noção do espaço disponível e de como o pretende ocupar. Qual é o resultado final que pretende? Como quer dispor as suas roupas e acessórios para ter uma maior visibilidade? De que forma pode fazer uma organização que facilite a escolha de peças de acordo com o seu estilo de vida?

 Visão global de um walk-in-closet


Closets abertos

O segundo passo é decidir como pretende que seja a visibilidade sobre o seu closet. Pretende calhas e prateleiras de arrumação abertas, onde todas as peças estão visíveis? Prefere um closet totalmente fechado para que tudo pareça mais arrumado?
Gostava que algumas peças mais leves estivessem visíveis, mas não quer os casacos de Inverno em exposição?

A grande vantagem de um closet aberto, ou misto, é a nível económico. É mais barato implementar um estrutura do que vários roupeiro fechados. A desvantagem é o facto de a grande maioria estar fixa à parede, o que implica mais furos.

Closets abertos


Closets fechados

Se está na dúvida, saiba que pode optar por closets abertos, mas ainda assim fechados. Ou seja, numa primeira fase pode manter a estrutura aberta e, se mais tarde não gostar do resultado, basta comprar as portas dos respectivos armários. Mas, neste caso, o investimento é maior, uma vez que precisa de armários de não de uma estrutura composta por calhas e prateleiras.

Também aqui existem muitas opções, as portas podem ser de correr, ou fechar de forma habitual, podem conter ou não espelhos, podem ser mais ou menos trabalhadas, mais ou menos translúcidas, enfim.

Closets fechados

Organização de roupas

Decidido o tipo de closet e a melhor estrutura para colocar a sua roupa, vamos à parte interior. Pense bem no que mais gosta de vestir, nas peças que tem em maior quantidade, e escolha as divisões que melhor se adequam à organização do seu espaço.

Organização de roupas


Expositores de malas

Por fim, passamos a uma parte não menos importante, a organização dos seus acessórios, malas, sapatos, lenços, chapéus, jóias e afins.

Como há algum tempo lhe dei 30 ideias eficientes para ter os seus acessórios arrumados e visíveis subdividi este tema em apenas três tópicos, os maiores (talvez os que nos dêem mais prazer), malas, sapatos e bijutaria.

As malas podem ser expostas em prateleiras, ou divididas por tipo, em nichos. Também aqui é importante ter em consideração a quantidade e a utilização que dá a cada uma. Se tem várias carteiras da mesma cor, pode colocar todas juntas, ou organizar por cores semelhantes. Se há bolsas que só utiliza para ocasiões especiais, talvez as possa organizar de uma forma mais reservada e por aí em diante.

 Expositores de malas


Expositores de sapatos

Os sapatos podem ter uma posição de destaque no closet, com um armário destinado à sua organização, ou ocupar os espaços que 'sobram' numa prateleira inferior, por baixo da roupa. Podem estar expostos, ou ser uma das partes fechadas e mais reservadas. É apenas uma questão de gosto e de espaço.

Expositores de sapatos


Organização de acessórios

Relativamente aos acessórios, confesso que gosto muito de os ter em gavetas, porque são peças que tenho em maior quantidade e, por isso, mais sujeitas a ficarem com pó. Existe um enorme leque de opções no que respeita a divisórias e não há desculpas para ter as peças todas misturadas.

Estas são apenas algumas das sugestões mas acredite, existem muitaaaaaaaaaaaas mais.

Organização de acessórios

Depois de tudo isto pode passar à parte mais desagradável 😃, comprar peças bonitas para encher o seu novo closet e, quem sabe, aproveitar para reinventar o seu estilo.

__________________________________________________________
Acompanhe outras novidades do blog nas redes sociais

Outros temas que vais gostar

0 comentários

Obrigada pelo seu comentário!