Família

Bolo de Casamento | Tudo o que deve saber para fazer a melhor escolha

16.6.16

Bolos de noivos/casamento, como escolher?  Grooms cake, how to choose?

O corte do bolo dos noivos é um dos momentos emocionantes na cerimónia de casamento e reflecte, muitas vezes, as vivências e personalidade dos recém-casados.

Como escolher o bolo de casamento?

O bolo é um dos elementos importantes do casamento assim como o vestido e a decoração e, se há anos que sonha com o bolo ideal, procure uma pastelaria de confiança e converse sobre a possibilidade de o fazerem como imaginou, caso ainda lhe faltem ideias, existem muitas outras soluções.
Algumas quintas incluem o bolo no preço final e disponibilizam várias opções para que possa escolher a cobertura e o recheio e esta é normalmente uma opção segura, mas nem sempre a mais saborosa.
Pode também pesquisar e encontrar um bolo à medida dos seus desejos numa confeitaria com experiência neste tipo de confecções.

Mas há diversos factores a ter em conta:
- o orçamento que disponibiliza para o efeito
- a decoração da festa, que deve ser coincidente com a decoração do bolo
- a forma de transporte, uma vez que é um bolo grande
- e a forma de armazenamento e exposição

Mas há ainda outras decisões a tomar...

Tipos de bolo de casamento

O bolo, centro de todas as atenções, assume diversas formas e feitios, pode ser muito original, pode ser feito de pequenos bolos individuais, pode ter vários andares (o mais tradicional), ou pode ser um naked cake, muito em voga actualmente e que significa não ter a cobertura exterior, o que o deixa sem um aspecto compacto.

Bolos de noivos/casamento, como escolher?  Grooms cake, how to choose?

Sugestões para recheio e massa do bolo

No interior a originalidade é, muitas vezes, relegada para segundo plano e os mais tradicionais contam com massa de pão-de-ló e recheio de ovos, ou bolo de chocolate com recheio de frutos vermelhos. Mas, se quer surpreender neste campo, opte por recheio de mousse (de fruta ou chocolate), gelado, bolachas, chocolates, M&M, palitos La reine, ou ainda composto por partes diferentes por forma a agradar a todos os convidados. Tenha apenas cuidado com a escolha de ingredientes que podem causar alergias como, por exemplo, amêndoas.

Quantidade de bolo a encomendar

Na maioria das vezes esta quantidade é sugerida pela confeitaria que faz o bolo quando é dada a informação sobre o número de convidados. Mas, se pensa fazer um bolo caseiro, o melhor será considerar 100gr. por cada convidado. Depois, dependendo da hora em que este será servido, poderá fazer alguns ajustes. Se o momento do bolo for depois das sobremesas, ou enquanto o buffet de doces está a decorrer, apenas 50% a 60% dos convidados vão comer e muitos deles apenas o fazem pelo simbolismo, pelo que optam por fatias mais pequenas. Se o bolo for servido como sobremesa, é possível que quase todos os convidados provem, ou pelo menos que lhes seja servido, pelo que deverá apostar em 100gr. para 100% dos convidados.

Bolos de noivos/casamento, como escolher?  Grooms cake, how to choose?

Perguntas que deve fazer sobre o bolo de casamento

- Tem portfolio para escolher o modelo/cobertura?
- Quais são as opções de massa e de recheio?
- Quais são os ingredientes finais do bolo?
- Quanto tempo o bolo fica fresco sem estar na refrigeração?
- Entregam o bolo no local? Com que antecedência?
- Como devo fazer a sua conservação?
- Podemos provar algumas opções?

Depois de escolhido basta apenas que façam um contrato que inclua todos os pontos definidos acima, bem como preço, quantidade, responsabilidades de cada parte e forma de pagamento.

Os topos do bolo

Um bolo de noivos tem sempre um enfeite especial que o distingue dos outros. A maioria dos noivos opta por uma representação sua, em casal, para marcar a diferença, mas existem um sem número de opções que pode ver neste artigo e que passam por:
- Uma representação fiel dos noivos
- Os noivos associados a uma atividade que gostam de desenvolver
- Uma imagem de noivos com um toque de humor, como, por exemplo, o noiva a obrigar o noivo a ir até à igreja
- Um casal de animais (pássaros, pinguins, ursos, ou outros)
- A inicial do nome de cada um
- Flores
- Corações
- Personagens de um filme
- Velas

Bolos de noivos/casamento, como escolher?  Grooms cake, how to choose?


O corte do bolo de noivos

Pode acontecer logo depois da cerimónia (civil ou religiosa), depois de jantar em substituição da sobremesa (sugestão: acompanhar com gelado), durante a tarde, à noite, ou ainda como forma de encerramento da festa, só depende da decisão dos noivos e da forma como querem gerir a agenda da festa.

A acompanhar o corte do bolo de casamento há, muitas vezes, música e um brinde que os noivos fazem à presença de todos os convidados, mas está também em voga lançar balões (com ou sem luz interior), ou juntar um espectáculo de fogo-de-artifício. Depois segue-se a tradição do brinde com champanhe, em que os noivos entrelaçam os braços, a troca de pedaços de bolo entre os noivos e a partilha do bolo com os convidados. Nesta altura, a noiva dá uma fatia de bolo aos sogros, o noivo faz o mesmo e o restante é distribuído pelo chefe de cerimónia e respectiva equipa aos convidados.

Sabia que: Existem bolos de casamento que são ocos por dentro e que servem apenas como decoração, para estarem expostos do início ao fim da festa. É esse bolo que é simbolicamente partido, mas depois existe um outro que será distribuído aos noivos e convidados.

Se está na altura de decidir qual o bolo para o grande dia, deixo algumas sugestões que podem ajudar. Mas lembre-se, este é um processo que deve estar terminado alguns meses antes do casamento.

Bolos de casamento originais

Bolos de casamento originais

Bolos de casamento originais

Bolos de casamento tradicionais

Bolos de casamento tradicionais

Bolos de casamento tradicionais

Naked Cakes - Bolos despidos

Naked Cakes - Bolos despidos

Naked Cakes - Bolos despidos

Bolos feitos de pequenos bolos individuais

Bolos feitos de pequenos bolos individuais

Veja outras sugestões aqui.
______________________________________________________
Acompanhe outras novidades do blog nas redes sociais

Outros temas que vais gostar

0 comentários

Obrigada pelo seu comentário!